Equidade, diversidade e inclusão​

O Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais está comprometido em criar um ambiente inclusivo para todos os estudantes, funcionários e professores. Nossas diferentes maneiras de ver as coisas afetam como lidamos com as questões ambientais. Queremos criar um ambiente universitário que apoie todos, ajudando a aprendermos juntos e a entender e se importar mais com os outros. O Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais incentiva as pessoas a liderar na universidade e em comunidades ao redor do mundo, para fazer um futuro melhor para todos e para o planeta.

Definições

Muitas vezes nos deparamos com os termos equidade, diversidade e inclusão. Vamos esclarecer seus significados dentro do contexto do programa de pós-graduação em ciências florestais da UFMG.

Equidade

Equidade significa alcançar igualdade em políticas, processos e resultados para pessoas e grupos que historicamente têm sido sub-representados ou marginalizados, levando em conta suas diversidades. Isso inclui distribuição igual de poder, acesso, oportunidades, tratamento, impactos e resultados.

Diversidade

A diversidade reconhece as diferenças nas experiências de vida e perspectivas das pessoas, que podem incluir raça, etnia, cor, ancestralidade, local de origem, crença política, religião, estado civil, situação familiar, deficiência física ou mental, sexo, identidade ou expressão de gênero, orientação sexual, idade, classe social e/ou situações socioeconômicas.

Inclusão

A inclusão é um esforço constante para diminuir as diferenças de poder e privilégios na sociedade. É construir uma comunidade diversa e respeitosa, onde todos se sentem bem-vindos e têm as mesmas oportunidades de crescer e se desenvolver.

Nossas Ações

O programa de pós-graduação em Ciências Florestais da UFMG tem um forte compromisso com a equidade, diversidade e inclusão. Isso se reflete em políticas e ações concretas para ampliar o acesso e promover a representatividade de grupos historicamente marginalizados.

Reserva de Vagas

Uma dessas iniciativas é a reserva de vagas em seus processos seletivos. De acordo com a política de ações afirmativas da UFMG, o programa destina um percentual das vagas para candidatos autodeclarados negros. Também são oferecidas vagas suplementares para indígenas e pessoas com deficiência.

Condições Especiais

São oferecidas condições personalizadas nos processos seletivos e durante o curso para candidatos com deficiência, a fim de promover acessibilidade e equidade. São eliminadas barreiras e garantido os recursos necessários para que todos possam participar em igualdade de oportunidades.