Preparação da Defesa
de Dissertação

Antes da defesa, o estudante deverá ter completado 24 (vinte e quatro) créditos, sendo 10 (dez) em disciplinas obrigatórias e 14 (quatorze) em disciplinas optativas, conforme Regulamento do Curso. É também obrigatório que o aluno tenha sido aprovado no “Exame de língua estrangeira” e esteja matriculado em “Elaboração de trabalho final”. Para solicitar a defesa, o mestrando deverá encaminhar à secretaria do programa (com antecedência mínima de 30 dias antes da defesa):

O prazo mínimo para a realização da defesa, após seu requerimento, é de 30 dias. O prazo máximo é de 45 dias. 

A banca examinadora, indicada pelo/a orientador/a, deverá ser constituída pelo orientador/a (presidente), por pelo menos 2 (dois) membros titulares portadores do grau de Doutor ou equivalente, um pertencente ao quadro de professores permanentes do Mestrado em Ciências Florestais e um externo (não pertencente ao quadro da UFMG), e por um membro suplente também externo. O coorientador poderá participar da banca, porém ele não será contado como membro titular.

O aluno ou orientador devem reservar previamente a sala ou auditório onde ocorrerá a defesa. Telefones para reserva:

Após reservar o local onde acontecerá a defesa, o estudante deve divulgá-la preenchendo e fixando o poster padronizado de divulgação nos murais do Bloco C, do CAAD e da Secretaria de Pós-Graduação. O poster deve permanecer exposto nesses locais até a data da defesa, visando comunicar data, horário e local em que ela acontecerá.

A pasta com os documentos para a defesa da dissertação deverá ser retirada pelo orientador na Secretaria de Pós-Graduação. Ela contém:

A defesa de dissertação é PÚBLICA e far-se-á perante a banca examinadora. O tempo de apresentação da dissertação sugerido é de 30 a 50 minutos.

Após defender a dissertação, o estudante deve tomar algumas providências. Primeiro, devolver a Pasta de Defesa ao setor responsável para o lançamento dos registros na Plataforma da UFMG. O orientador é responsável por entregar na Secretaria de Pós-Graduação a Ata de Defesa devidamente preenchida e assinada. Juntamente com a Ata, deverá ser entregue uma versão provisória em PDF da dissertação. Caso haja mudança no título após a defesa, corrigir o novo título nesta versão.

Para documentos com acesso restrito, o orientador encaminhará um resumo, abstract e palavras-chave, omitindo informações sensíveis. Além disso, um comprovante, como e-mail ou registro, atestando que o trabalho está em análise pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT). Juntamente, uma versão PDF do pedido de registro.

A não entrega da ata de defesa pode resultar no desligamento do aluno sem a obtenção do título.