Fale Conosco

Tem alguma dúvida ou feedback? Queremos ouvir de você!

Use o formulário ao lado para nos enviar uma mensagem. Responderemos o mais rápido possível.          

Nosso endereço

Av. Universitária, 1000, Universitário, CEP 39404-547, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Telefone

+55 (38) 2101-7748
+55 (38) 2101-7759

De seg. à sex. das 08 às 16 h

Email

secpg@ica.ufmg.br

Escreva aqui sua mensagem:

Dúvidas Frequentes

Esclareça suas dúvidas! Veja abaixo as respostas para as perguntas mais comuns sobre nossa pós-graduação.

É necessário ter graduação completa ou estar em fase de conclusão do curso, desde que seja apresentado documento comprovando a conclusão antes do registro acadêmico no mestrado.

O Mestrado em Ciências Florestais da UFMG é aberto a candidatos graduados em diferentes áreas do conhecimento. Entretanto, o projeto de pesquisa apresentado no processo seletivo deve estar alinhado com a área de concentração do programa. Por exemplo, graduados em Arquitetura podem propor projetos sobre arborização urbana e graduados em Direito podem sugerir pesquisas relacionadas ao Código Florestal ou políticas do setor. Candidatos de outras formações são bem-vindos, desde que interessem-se pela temática florestal e que desenvolvam pesquisas  inseridas no contexto das Ciências Florestais.

O processo seletivo para o Mestrado em Ciências Florestais da UFMG consiste em duas etapas: avaliação de currículo e projeto (eliminatória) e entrevista com a banca (classificatória). Os candidatos são classificados pelo somatório das notas nas duas etapas. O processo seletivo funciona em fluxo contínuo, com inscrições abertas durante maior parte do ano. As inscrições e o curso são gratuitos.  Há reserva vagas para candidatos autodeclarados negros e um edital específico para pessoas com deficiência e indígenas.

O Programa de Mestrado em Ciências Florestais da UFMG possui bolsas de estudos da CAPES, CNPq e FAPEMIG. Porém, o ingresso no curso não garante a concessão de bolsa, que dependerá da quantidade disponível e de critérios estabelecidos em seu regulamento. As bolsas têm duração máxima de 1 ano e 6 meses.

O Programa não oferece outro tipo de auxílio financeiro regular aos alunos. A UFMG, através da assistência estudantil (FUMP), pode eventualmente fornecer auxílio a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada.

O prazo máximo para o término do mestrado é 2 anos, mas a média de conclusão é de 1 ano e meio. O acadêmico deverá cursar 24 créditos para integralização curricular, sendo 10 (dez) obrigatórios e 14 (quatorze) optativos, cada crédito corresponde a uma carga horária de 15 horas.