Disciplinas

As disciplinas oferecidas pelo programa de pós-graduação em Ciências Florestais foram selecionadas para atender aos objetivos do curso, proporcionando uma base sólida para que os profissionais formados alcancem o perfil desejado no programa de mestrado. Estas disciplinas estão integradas a uma grade curricular, alinhada com as duas linhas de pesquisa (“Silvicultura no Semiárido” e “Manejo e Tecnologia dos Recursos Florestais”), oferecendo suporte abrangente para o pleno desenvolvimento de atividades acadêmicas e pesquisas científicas no contexto do semiárido.

O estudante deverá cursar 24 créditos para a integralização curricular, sendo 10 de disciplinas obrigatórias e 14 de optativas. Cada crédito corresponde a uma carga horária de 15 horas. Todas as disciplinas são comuns a ambas as linhas de pesquisa. Cabe ao aluno, juntamente com o comitê orientador, definir e organizar seu plano de estudos para as disciplinas optativas, incluindo aquelas oferecidas por outros cursos de mestrado da UFMG, a fim de estruturar sua formação pós-graduada.

As disciplinas obrigatórias incluem Seminários I e II, cada uma com 2 créditos, Metodologia do Trabalho Científico (2 créditos) e Métodos Estatísticos aplicados às Ciências Florestais (4 créditos). Além das disciplinas de Seminários, são consideradas atividades obrigatórias a produção acadêmica e a defesa de dissertação. Embora estas atividades não gerem créditos, o aluno deve estar matriculado nelas para proceder à defesa da dissertação.

Disciplinas Obrigatórias

SEMINÁRIO I – (NCA-813) – Apresentação da metodologia do projeto de pesquisa. Apresentação e discussão de temas livres e que estejam relacionados com o trabalho de pesquisa de cada aluno matriculado. Contempla assuntos teóricos, de desenvolvimento tecnológico e de interesse do programa de pós-graduação. Apresentação de trabalhos de pesquisadores e profissionais convidados.

SEMINÁRIO II – (NCA-814)- Apresentação e discussão dos resultados obtidos na dissertação de cada aluno, permitindo que os alunos que participam da apresentação possam realizar comentários e perguntas durante uma arguição oral. Contemplará assuntos pertinentes aos trabalhos de conclusão de curso da pós-graduação.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – (NCA-929) – Importância do conhecimento das técnicas e da metodologia científica. Natureza do conhecimento e do método científico. Tipos de conhecimento. Pesquisa. Método e técnica. Procedimentos técnicos e metodológicos de preparação, execução e apresentação da pesquisa científica. Estilo de redação. Pesquisa bibliográfica.

MÉTODOS ESTATÍSTICOS APLICADOS ÀS CIÊNCIAS FLORESTAIS- (NCA-930) – Correlação; Modelos de Regressão linear; Avaliação de modelos de regressão; Planejamento de experimentos; Princípios básicos da experimentação; Modelos estatísticos experimentais comumente utilizados em ciência florestal; Teste de Identidade de modelos lineares; Testes de comparações múltiplas; Uso de funções densidade populacional em ciência florestal.

Disciplinas Optativas

BIOLOGIA E MANEJO INTEGRADO DE PLANTAS DANINHAS – (NCA-849) – Biologia e ecofisiologia de Plantas Daninhas – sobrevivência e propagação das plantas daninhas, banco de semente do solo, identificação e aspectos fitossociológicos de plantas daninhas. Interferência, alelopatia e competição com plantas daninhas – interações acima e abaixo do solo. Plantas daninhas de valor quarentenário. Manejo Integrado de Plantas Daninhas – manejo preventivo, mecânico, físico, biológico, cultural e químico. Herbicidas e uso sustentável na Agricultura. Classificação de herbicidas, formulações, adjuvantes e mecanismos de ação. Comportamento de herbicidas na planta – penetração, absorção, translocação e metabolismo. Comportamento de herbicidas no solo. Resistência de plantas daninhas aos herbicidas. Culturas geneticamente modificadas resistentes aos herbicidas. Uso seguro e sustentável de herbicidas na propriedade. Impacto ambiental do uso de herbicidas e técnicas de descontaminação de áreas. Tecnologia de aplicação de Herbicidas.

CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DA MADEIRA – (NCA-933) – Introdução. Crescimento da árvore. Planos de corte. Propriedades organolépticas da madeira. Estruturas macroscópicas de coníferas e folhosas. Estrutura da parede celular. Influência da estrutura anatômica nas propriedades da madeira. Defeitos da madeira. Constituintes químicos da madeira. Formação da madeira. Propriedades físicas e mecânicas da madeira. Propriedades térmicas, acústicas e elétricas da madeira. Relação água-madeira. Densidade da madeira. Permeabilidade da madeira. Difusão de líquidos e gases através da madeira. Resistencia e rigidez da madeira. Ensaios mecânicos da madeira. Ensaios não destrutivos da madeira.

COLHEITA E TRANSPORTE FLORESTAL – (NCA-934) – Conceitos básicos. Sistemas, métodos e operações de colheita florestal. Inovações tecnológicas e fases da colheita. Gestão da produção e planejamento da colheita. Produtividade e qualidade na colheita florestal. Estudo de Tempo e Movimentos. Carregamento de descarregamento de madeira. Planejamento de Estradas Florestais. Logística de Abastecimento de Madeira. Transporte Florestal. Gestão de Pessoas na Colheita e Transporte Florestal.

CONTROLE BIOLÓGICO DE INSETOS – (NCA-935) – Histórico, desenvolvimento e importância do controle biológico. Princípios ecológicos e práticas de controle biológico moderno de insetos. Base científica e conceitos do controle biológico. A biologia dos predadores, parasitoides e patógenos de insetos. Controle microbiano. Métodos de controle biológico. Ecologia de população no que se refere ao controle biológico. Controle biológico no Manejo Integrado de Pragas. Técnicas e protocolos na implementação de programas de controle.

DENDROLOGIA – (NCA-936) – Conceito e origem da árvore, classificação e nomenclatura. Características dendrológicas. Métodos de reconhecimento de árvores. Reconhecimento das principais famílias, gêneros e espécies arbóreas de interesse florestal. Métodos de inventários florístico e fitossociológico. Parâmetros fitossociológicos e índices de diversidade

DIAGNOSE E MANEJO DE DOENÇAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS – (NCA-937) – Patologia florestal: histórico e importância. Etiologia e sintomatologia de doenças florestais. Interação planta-patógeno em ecossistemas naturais e floresta plantada. Ação de fatores abióticos em espécies florestais. Métodos de diagnose de doenças florestais. Princípios fundamentais de controle aplicados a doenças florestais. Manejo de doenças em espécies florestais. Melhoramento genético para a resistência a doenças e clonagem como ferramenta ao manejo de doenças florestais.

ECOLOGIA FLORESTAL – (NCA-931) –

ENERGIA DA BIOMASSA FLORESTAL – (NCA-938) – Introdução: análise dimensional e unidades; sociedade e energia; Matriz energética brasileira), Processos de utilização da madeira como fonte de energia; Pirólise da biomassa; Avaliação energética da madeira e do carvão vegetal; Processos ou sistemas de produção do carvão vegetal; Rendimentos da pirólise; Sistemas de utilização do carvão vegetal; Controle de qualidade do carvão vegetal, Emissões no processo de pirólise, briquetes e pellets de materiais lignocelulósicos; Balanço de massa e energia nos processos de combustão.

ESTÁGIO EM DOCÊNCIA – (NCA-815) – Treinamento do discente em atividades de docência em disciplina de curso de graduação, com aprovação do professor orientador e sob orientação e supervisão do professor da disciplina.

FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO FLORESTAL – (NCA-XXX) – Estudos em Nutrição Mineral de Plantas: Histórico da nutrição mineral de plantas, exigência nutricional, critérios de essencialidade, macronutrientes, micronutrientes, marcha de absorção de nutrientes, preparo de soluções nutritivas e condução de estudos em ambiente controlado; Absorção, transporte e metabolismo dos nutrientes minerais; Composição mineral e diagnose do estado nutricional de espécies florestais; Uso da adubação foliar na área florestal.

GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA – (NCA-865) –  Estado da arte em genética clássica e molecular. Engenharia genética e cultivo in vitro. Tecnologias ômicas e bioinformática. Setores de aplicação e inovação biotecnológica.

GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO MANEJO DE RECURSOS NATURAIS – (NCA-951) –  Fundamentos de cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento. Modelagem de dados espaciais. Geoestatística e operações algébricas. Aplicativos em estudos de caso para manejo de recursos florestais.

INGLÊS ACADÊMICO PARA PÓS-GRADUAÇÃO – (NCA-952)-

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA – (NCA-940) – Apresentar uma introdução à inteligência artificial (IA). Discutir as principais ferramentas de IA aplicadas em problemas florestais, tais como: redes neurais artificiais; fuzzy logic; sisstemas neuro-fuzzy; sisstemas multiagente. Realizar uma introdução às heurísticas e metaheurísticas. Apresentar técnicas de resolução de problemas combinatoriais na área florestal por meio de algoritmos genéticos, simulated annealing, tabu search e outras metaheurísticas.

MANEJO DE FLORESTAS NATURAIS – (NCA-941) –Introdução ao manejo de florestas naturais. Pontos críticos e análise estrutural. Fundamentos de crescimento, dinâmica e prognose. Determinação de cortes, regulação da produção. Tópicos especiais em manejo de florestas naturais.

MANEJO DE FLORESTAS PLANTADAS – (NCA-943) – Definição de parâmetros silviculturais para manejo de florestas plantadas. Modelos de produção como instrumentos de manejo florestal. Impacto do manejo nas relações de crescimento. Modelos para estudos do crescimento e produção.

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS FLORESTAIS – (NCA-942) – Histórico, importância e estratégias do Manejo Integrado de Pragas (MIP) florestais. Níveis de dano econômico e controle. Táticas de controle e manejo integrado. Principais grupos de insetos-praga florestais.

METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADA AO ENSINO SUPERIOR – (NCA-882) – Desafios da docência no ensino superior. Pedagogia, andragogia e didática no contexto universitário. Organização do trabalho docente. Metodologias didáticas. Relação pedagógica e avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

MÉTODOS DE MELHORAMENTO VEGETAL – (NCA-866) –  Objetivos, modos reprodutivos, diversidade e princípios genéticos no melhoramento de plantas. Biometria aplicada. Métodos para espécies autógamas, alógamas e assexuadas. Distribuição e manutenção de variedades.

MENSURAÇÃO FLORESTAL – (NCA-860) – Conceituação e relações dendrométricas. Classificação de sítios florestais. Densidade e crescimento das variáveis dendrométricas. Amostragem. Inventários florestais contínuos e sucessivos.

PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO FLORESTAL – (NCA-944) – Processo de tomada de decisões. Planejamento empresarial e florestal. Cadeia de suprimentos e planejamento da produção florestal. Técnicas de otimização e programação matemática aplicadas à gestão florestal.

PROPAGAÇÃO DE ESPÉCIES FLORESTAIS – (NCA-939)-

QUALIDADE DA MADEIRA – (NCA-945) – Variabilidade e características da madeira. Influência das condições de crescimento. Qualidade e uso da madeira.

RECUPERAÇÃO DE ECOSSISTEMAS DEGRADADOS – (NCA-953) – Conceitos de áreas degradadas e fragmentação. Diagnóstico e técnicas de recuperação de ecossistemas florestais. Aspectos legais, ecológicos e silviculturais. Plano de recuperação e monitoramento de áreas em processo de reabilitação.

RELAÇÕES HUMANAS NO ENSINO SUPERIOR – (NCA-883) –  Relações humanas, virtudes e motivação na docência superior. Liderança. Questões éticas, morais e grandes questões da humanidade incidentes no ambiente acadêmico.

SECAGEM E PRESERVAÇÃO DA MADEIRA – (NCA-946) – Métodos de secagem e tratamento da madeira. Programas de secagem, controle de organismos xilófagos, tratamento caseiro e industrial. Usina de tratamento. Normas e legislação sobre preservação da madeira.

SEGURANÇA E ERGONOMIA EM OPERAÇÕES FLORESTAIS – (NCA-947) – Fundamentos de segurança do trabalho florestal. Equipamentos de proteção, atividades de risco. Programas de prevenção. Introdução à ergonomia, biomecânica, fisiologia e avaliação ergonômica voltadas a máquinas e processos florestais.

SILVICULTURA CLONAL -(NCA-948) – Aspectos gerais, viveiros e técnicas de propagação de espécies florestais. Fundamentos biológicos da propagação clonal de espécies florestais por enxertia, estaquia e micropropagação in vitro.

SILVICULTURA DE FLORESTAS DE PRODUÇÃO -(NCA-949) –  Aspectos gerais, tratos culturais, proteção e reforma de florestas plantadas produtivas. Espécies nativas e exóticas de interesse econômico para regiões semiáridas.

SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO FLORESTAL – (NCA-950) –  Benefícios, implantação e limitações de sistemas integrados de produção florestal. Bases tecnológicas, planejamento, aspectos econômicos, sociais e ambientais.