Infraestrutura

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, sede do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, está instalado em uma fazenda experimental com 232 hectares e possui outra área, recentemente doada pela União, de 70 hectares, que serão utilizadas para os experimentos de campo.

O nosso Campus de Montes Claros possui toda a infraestrutura física necessária para as atividades acadêmicas, incluindo salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca, restaurante universitário, Fundação de apoio discente, áreas administrativas, gabinetes para professores, casas de vegetação e estação climatológica do INMET.

Bibliotecas

O Programa conta com a Biblioteca Comunitária do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, a única da região Norte de Minas e Sul da Bahia com acesso ao Portal Capes e seu acervo de mais 16 mil periódicos com textos completos. O acervo da Biblioteca do ICA é formado por cerca de 14,4 mil livros, incluindo teses e dissertações, 1,2 mil periódicos, vídeos e CDs. Possui ainda 4 bibliotecários e espaço físico de 600 m2.

Além disso, há acesso a aproximadamente 1 milhão de livros de outras bibliotecas da UFMG através de empréstimo entre unidades, transporte por malote e parcerias com bibliotecas de outras instituições. Destaca-se o acervo da Biblioteca da Escola de Engenharia da UFMG, com mais de 33 mil volumes entre livros e periódicos relacionados às engenharias e ciências florestais. Todas as obras estão disponíveis aos alunos via sistema de empréstimo entre bibliotecas da Universidade.

Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias (CPCA)

O Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias (CPCA) abriga modernos laboratórios multiuso que poderão ser utilizados pelos projetos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais:

  • Laboratório de Mensuração e Manejo Florestal: equipamentos para levantamentos em campo e análises de dados.
  • Laboratório de Silvicultura Clonal: pesquisas em melhoramento, propagação e biotecnologia florestal.
  • Laboratório de Patologia Florestal: diagnose e manejo de doenças florestais.
  • Laboratório de Pesquisa Operacional e Modelagem Florestal: métodos quantitativos aplicados à resolução de problemas das ciências florestais.
  • Laboratório de Biotecnologia: melhoramento genético vegetal e cultura de tecidos.

Laboratórios

O Programa conta com diversos laboratórios que poderão ser usados pelos alunos para realização de pesquisas e aulas práticas, dentre eles:

  • Laboratório de Manejo Florestal: ensino e pesquisas em manejo de florestas plantadas e nativas.
  • Laboratório de Produtos Florestais I e II: estudos em processamento, secagem e preservação da madeira, energia da biomassa, biodegradação e toxidez.
  • Laboratório de Sementes Florestais: tecnologia de sementes, produção, beneficiamento e armazenamento.
  • Herbário: documentação da biodiversidade vegetal regional.
  • Laboratório de Entomologia Florestal: ecologia, comportamento e impacto econômico de insetos nas florestas.
  • Laboratórios de Informática: softwares e modelagens.

Salas de Aula e Auditórios

O Programa conta com ampla infraestrutura de salas de aula e auditórios para a realização das disciplinas e outras atividades acadêmicas. São disponibilizadas aos alunos salas equipadas com projetor multimídia, computador, sistema de som e quadro branco. As salas têm capacidade para turmas de até 30 a 60 alunos, garantindo um ambiente adequado para as aulas teóricas e práticas.

Além disso, há auditórios com capacidade para até 400 pessoas, que podem ser utilizados para seminários, palestras, defesas de dissertações, e outros eventos. Todas essas instalações possuem acesso à internet Wi-Fi, permitindo o uso de notebooks pessoais e outros dispositivos pelos alunos.

Espaços de Integração e Restaurantes

O campus conta com jardins e praças que podem ser utilizados pelos alunos para estudo, descanso e confraternizações. A UFMG também oferece aos alunos um Restaurante Universitário (RU), com preço especial para alunos de pós-graduação e duas cantinas, que servem café da manhã, almoço e janta.