Ciências Florestais UFMG na Mídia
Professora do PPGCF participa de descobertas arqueológicas no Vale do Peruaçu
A professora Rúbia Santos Fonseca, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, está contribuindo para novas descobertas arqueológicas na região do Vale do Peruaçu, norte de Minas Gerais. As pesquisas feitas pela UFMG em parceria com a EMBRAPA e a USP, visam aprofundar a compreensão da região como um todo, incluindo aspectos como botânica, paisagem, animais, disponibilidade de alimento e matéria-prima, além das escolhas diversas dos grupos humanos que habitaram a área.
Rúbia, que é doutora em Botânica, tem focado no estudo da flora local e sua relação com a ocupação humana antiga. “Nos projetos que estamos desenvolvendo, além de estudar os componentes da flora local nas diferentes estações do ano, seus ciclos e ecologia, procuramos também entender a paisagem, a distribuição dessas plantas e os usos atuais e passados, principalmente para as espécies alimentares“, explica a docente.
As descobertas da equipe da professora Rúbia incluem uma espécie nova já descrita, outra ainda por descrever e espécies conhecidas, até agora, apenas pela ocorrência em outras regiões. A expectativa é de que mais espécies sejam encontradas ao longo da pesquisa.
A participação da professora Rúbia Santos Fonseca neste projeto interdisciplinar pode revelar um cenário de uso da biodiversidade, começo das domesticações de plantas e, inclusive, efeito dos povos antigos na presença e abundância de espécies nas vegetações do entorno dos sítios arqueológicos. A coleção gerada pelo estudo da flora do Abrigo do Malhador será mantida no Herbário Norte Mineiro, no campus da UFMG em Montes Claros, contribuindo para o conhecimento e preservação da biodiversidade da região.