38-2101-7921

rubiafonseca@ufmg.br

Rúbia Santos Fonseca

Professora Adjunta

Doutorado em Botânica, Universidade Federal de Viçosa (2013),

Mestrado em Botânica, Universidade Federal de Viçosa (2009),

Bacharelado em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) (2006)

Gabinete: Instituto de Ciências Agrárias UFMG – BLOCO A – Herbário Norte Mineiro 

Av. Universitária, 1000, Bairro Universitário, Montes Claros, Minas Gerais, CEP 39404-547

Interesses de Pesquisa

Trabalha com comunidades vegetais com os enfoques em biologia reprodutiva, sexualidade, sistemas reprodutivos, florística e fitossociologia.

Disciplinas Oferecidas

NCA936 – Dendrologia – 1º Semestre
NCA931 – Ecologia Florestal – 2º Semestre
NCA814 – Seminários II – 1º e 2º Semestre

Projetos em Andamento

Florística e fitossociologia em floresta estacional decidual: subsídios para a compilação da biodiversidade vegetal

Na região norte do estado de Minas Gerais predominam cerrado sensu stricto e floresta estacional decidual. Essas florestas representam a formação mais interiorana do Domínio Atlântico, capaz de tolerar elevada sazonalidade climática. Em Minas Gerais a floresta estacional decidual ocorre, geralmente, em solos ricos, que foram quase totalmente convertidos para o uso agrícola. Essa vegetação está entre os ecossistemas terrestres mais ameaçados e menos estudados do planeta. Objetiva-se caracterizar a composição florística e a estrutura de distintas comunidades vegetais de floresta estacional decidual da região norte de Minas Gerais. Serão geradas informações sobre riqueza, diversidade, distribuição geográfica, ameaças à conservação, além de subsídios para o uso racional de recursos naturais.

Como geologia, solo e distância influenciam na organização do complexo vegetal associado ao calcário no norte de Minas Gerais?

O norte do estado de Minas Gerais apresenta amplas áreas cobertas por paisagens cársticas. Os afloramentos de calcário são muitas vezes a barreira física para a entrada de máquinas agrícolas, por isso, se tornaram bolsões mantenedores biodiversidade e de serviços ecossistêmicos. Associado aos afloramentos de calcário ocorre um complexo de vegetações, composto por formações florestais semidecíduas e decíduas nas porções com acúmulo de solos, além de formações vegetacionais abertas, com espécies de aspecto xérico distribuídas sobre os lapiás ou pequenos bolsões de material orgânico. A comunidade vegetal das formações abertas é pouco conhecida e muitas vezes negligenciada em licenciamentos ambientais. Avaliar o componente florístico dos afloramentos, associado à litologia, solos e relevo é fundamental para propiciar a compreensão dos padrões de estruturação e funcionamento dessas comunidades. Conhecimento necessário também para traçar melhores estratégias de conservação e recuperação desses ecossistemas e seus serviços. Objetiva-se responder à questão: Qual a contribuição do relevo, solo e da distância entre afloramentos sobre a diversidade, similaridade e frequência de estratégias ecológicas das comunidades vegetais?

Biologia reprodutiva do coquinho-azedo: estabelecimento de protocolo para a reprodução sexuada visando a domesticação da espécie

Para a domesticação e o melhoramento genético de uma espécie é necessário compreender toda a sua biologia reprodutiva, que envolve a fenologia, a morfologia e biologia da flor e o seu sistema reprodutivo. Objetiva-se conhecer aspectos da biologia reprodutiva de B. capitata relacionados ao processo de reprodução sexuada e necessários para domesticação dessa espécie, visando a sua produção em cultivos autossustentáveis no norte de Minas Gerais.

Fenologia e biologia reprodutiva de espécies arbóreas de interesse econômico nativas do norte de Minas Gerais

O conhecimento dos ciclos de vida das plantas, com ênfase nos períodos reprodutivos de floração e produção de frutos e sementes, é crucial para o uso racional e a conservação dos recursos ambientais. Enquanto compreender os processos que regem a reprodução das plantas, da polinização à maturação dos frutos e sementes, é fundamental para o melhoramento genético, a implantação inicial de cultivos, o manejo conservacionista e outras ações relacionadas à silvicultura. Diante disso, a presente proposta objetiva gerar informações inéditas sobre os padrões fenológicos e estratégias reprodutivas de espécies arbóreas nativas com interesse alimentar, madeiro, medicinal ou para a restauração de áreas.

Produções selecionadas