Preparação da Defesa
de Dissertação
Antes da defesa, o estudante deverá ter completado 24 (vinte e quatro) créditos, sendo 10 (dez) em disciplinas obrigatórias e 14 (quatorze) em disciplinas optativas, conforme Regulamento do Curso. É também obrigatório que o aluno tenha sido aprovado no “Exame de língua estrangeira” e esteja matriculado em “Elaboração de trabalho final”. Para solicitar a defesa, o mestrando deverá encaminhar à secretaria do programa (com antecedência mínima de 30 dias antes da defesa):
O prazo mínimo para a realização da defesa, após seu requerimento, é de 30 dias. O prazo máximo é de 45 dias.
A banca examinadora deve ser composta pelo orientador (que será o presidente) e por no mínimo dois membros titulares, todos com título de Doutor ou equivalente. Pelo menos um dos membros titulares deve ser externo, ou seja, não ser vinculado à UFMG. Além disso, deve haver um membro suplente que também seja externo. Caso haja um coorientador, ele poderá participar da banca, mas não será contado como um dos membros titulares.
O aluno ou orientador devem reservar previamente a sala ou auditório onde ocorrerá a defesa. Telefones para reserva:
- Auditório: (38) 2101-7710
- Bloco A: (38) 2101-7740
- Bloco C: (38) 2101-7761
- CAAD: (38) 2101-7797
Após reservar o local onde acontecerá a defesa, o estudante deve divulgá-la preenchendo e fixando o poster padronizado de divulgação nos murais do Bloco C, do CAAD e da Secretaria de Pós-Graduação. O poster deve permanecer exposto nesses locais até a data da defesa, visando comunicar data, horário e local em que ela acontecerá.
A pasta com os documentos para a defesa da dissertação deverá ser retirada pelo orientador na Secretaria de Pós-Graduação. Ela contém:
- Protocolo de abertura da defesa
- Ata de defesa (a ser preenchida e assinada pela banca)
- Histórico acadêmico do estudante
A defesa de dissertação é PÚBLICA e far-se-á perante a banca examinadora. O tempo de apresentação da dissertação sugerido é de 30 a 50 minutos.
Após defender a dissertação, o estudante deve tomar algumas providências. Primeiro, devolver a Pasta de Defesa ao setor responsável para o lançamento dos registros na Plataforma da UFMG. O orientador é responsável por entregar na Secretaria de Pós-Graduação a Ata de Defesa devidamente preenchida e assinada. Juntamente com a Ata, deverá ser entregue uma versão provisória em PDF da dissertação. Caso haja mudança no título após a defesa, corrigir o novo título nesta versão.
Para documentos com acesso restrito, o orientador encaminhará um resumo, abstract e palavras-chave, omitindo informações sensíveis. Além disso, um comprovante, como e-mail ou registro, atestando que o trabalho está em análise pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT). Juntamente, uma versão PDF do pedido de registro.
A não entrega da ata de defesa pode resultar no desligamento do aluno sem a obtenção do título.