38-2101-7923

rodinei@ufmg.br

Rodinei Facco Pegoraro

Professor Adjunto

Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, Universidade Federal de Viçosa (2007),

Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, Universidade Federal de Viçosa (2003)

Bacharelado em Agronomia, Universidade Federal de Santa Maria (2001)

 

Gabinete: Instituto de Ciências Agrárias UFMG – CPCA-  Laboratório de Geotecnologias 

Av. Universitária, 1000, Bairro Universitário, Montes Claros, Minas Gerais, CEP 39404-547

Interesses de Pesquisa

As principais áreas de interesse para pesquisa incluem o manejo da matéria orgânica e avaliação de bioindicadores da qualidade do solo em povoamentos florestais, a utilização de resíduos orgânicos na agricultura, a mineralização de nutrientes provenientes de resíduos vegetais e a avaliação da fertilidade de solos do Norte de Minas Gerais.

Disciplinas Oferecidas

NCA 871 – Biologia do Solo Aplicada à Nutrição de Plantas – 1° Semestre
NCA 903 – Nutrição Mineral de Plantas – 2° Semestre

Projetos em Andamento

Indicadores de qualidade do solo em plantios de Khaya spp. com distintos teores de matéria orgânica do solo

O projeto terá o objetivo de avaliar indicadores de qualidade de solo num plantio de mogno africano submetido a diferentes teores de matéria orgânica. A condução do trabalho será feita por meio de coletas de amostras de solo em uma propriedade localizada na cidade de Corinto no Norte de Minas Gerais em uma população de Khaya spp. As amostras de solo serão coletadas dentro de parcelas de inventários florestais que foram realizados ao longo de cinco anos. Para tanto, serão selecionados talhões com variações nos teores de MOS para coleta de solo nas camadas 0-20 e 20-40 cm de profundidade. Após a coleta, as amostras de solo serão secas ao ar e peneiradas para obtenção de terra fina seca ao ar (TFSA) e caracterização dos atributos físicos, químicos e biológicos. Também será avaliada o potencial de produção de madeira dos talhões amostrados por meio da avaliação de diâmetro, altura, volume e estimativa de sortimentos. Os dados obtidos serão submetidos a análise multivariada. Ao final do estudo espera-se gerar informação para o desenvolvimento de um índice de qualidade de solo com base nas variações dos teores de MOS, caracterizando talhões com maior ou menor aptidão agrícola e econômica para o cultivo da espécie.

Bioindicadores de qualidade do solo em distintos sistemas de cultivo no Norte de Minas Gerais

O estudo pretende avaliar indicadores de qualidade dos solos em sistemas submetidos a distintos cultivos florestais e anuais. Para isso, serão avaliados os indicadores de qualidade dos solos, a saber: fertilidade biológica do solo, pH, fosfatase ácida, β-glicosidase, Arilsulfatase, em cinco áreas distintas: SPC (sistema de Plantio Convencional), SPP (sistema de plantio em pousio), PP (plantação de pastagem), PS (Plantação em silvicultura (eucalipto), e a fitofisionomia do Cerrado, como área de referência. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância e as médias de cada variável comparadas pelo teste de Tukey (p<0,05). Esses dados pretendem auxiliar na avaliação dos indicadores de qualidade dos solos em sistemas submetidos a distintos cultivos, buscando a comprovação de que as enzimas β-glicosidase e Arilsulfatase são bons indicadores de qualidade do solo, e de que existem monocultivos florestais considerados conservacionistas em comparação a cultivos anuais.

Produções selecionadas